Roberta Silva é graduada em psicologia pelo UNIFAGOC, pós graduanda em psicologia humanista pela FAVENI. Graduanda em jornalismo. Técnica em Artes Cênicas e atriz a partir de 1999 licenciada pelo SATED-PR. Desde 2001 desenvolve trabalho profissional na área teatral. Tem em seu histórico mais de 20 espetáculos montados, desempenhando funções de diretora, atriz, figurinista, cenógrafa, iluminadora, produtora e outras, com inúmeros prêmios em festivais de teatro. Trabalha como capacitadora artística e mobilizadora cultural desde 2001, e em Ubá desde 2006, ministrando cursos, capacitações, treinamentos e palestras nas áreas artística, cultural, social, educacional e de psicologia. Criadora e diretora da Companhia dos Atores do Brasil (CAB), criadora e mentora do Método Capacitor Cênico. Criadora, curadora artística, responsável técnica e coordenadora do Festival de Teatro de Ubá - FETUBA. Criadora do Movimento Teatral de Ubá (MTU). Executora do Mapeamento Teatral Ubá e responsável pela pesquisa de resgate histórico do teatro ubaense para criação do Memorial do Teatro Ubaense. Capacitada pelo Ministério da Cultura e SENAC em Gestão Cultural e Elaboração de Projetos. Criadora do projeto de ocupação artística de preservação da Estação Ferroviária de Ubá. Colaboradora do Movimento Popular de Apoio a Cultura. Participou como atriz e/ou áreas técnicas em projetos como: Fundo Estadual de Cultura 2015 e 2016, prêmio Cena Minas 2016, Trilha Cultural BDMG 2016, Prêmio Exibe Minas 2017, Lei de Incentivo a Cultura 2017, e como diretora e produtora em projetos da Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo, editais FEC dentre outros. Como militante da sociedade civil, participou da equipe de elaboração da Lei 4.380/2016 para implantação do Sistema Municipal de Cultura de Ubá e criação do Conselho Municipal de Cultura. Participante do comitê de apoio a execução da Lei Aldir Blanc 1 em Ubá. Ocupa atualmente a cadeira Museus e Pontos de Cultura no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ubá, lutando por capacitação dos fazedores de cultura, visibilidade da mulher no fazer cultural, acessibilidade as vias de fomento, resgate histórico do teatro ubaense, construção do teatro municipal e difusão e fortalecimento dos centros de memória e pontos de cultura. Redatora do parecer técnico para criação da comissão de acompanhamento das obras do Teatro Tênis Clube. Articula com outros pontos de cultura, tanto do meio teatral, quanto de outros setoriais como audiovisual, música, dança, literatura, artes integradas e culturas populares, incluindo movimento quilombola, indígena e de povos ciganos e nômades. Presta serviços ao MTU, com coletivos formados majoritariamente por pessoas negras, periféricas e da comunidade lgbtqiapn+. Presta serviços a populações vulneráveis, junto a idosos, crianças e pessoas pcd. Capacita agentes, oferece suporte e sustentabilidade a grupos, multiplicação de ações de fortalecimento e acesso a recursos para fazedores culturais.